top of page

QUEM SOMOS...

 Camila Mafra:

Natural de Florianópolis - SC

Idealizadora do Roda Viva, Camila é formada no magistério, trabalhando por muitos anos como arte educadora na educação infantil e fundamental. Estuda e pesquisa ritmos da cultura popular brasileira. Desde 2005 participa do maracatu da Associação Cultural Arrasta Ilha. Participou de diversos cursos de teatro e de dança Afro. Ministra cursos de brincadeiras cantadas e brincadeiras populares. No Roda Viva atua como brincante, atriz, palhaça, dançarina, cantora e batuqueira.
 

Marcella Faria: 

Natural de Florianópolis-SC

Integrante desde a fundaçãodo grupo, Marcella pesquisa e estuda teatro a 8 anos, participando com frequência de cursos ligados à essa área. Filha de professora de artes plásticas, convive com o universo artístico e criativo desde muito cedo. É oficineira de Boi-de-mamão e educadora do campo em formação. Atua no Roda Viva como brincante, atriz, palhaça, dançarina, cantora e batuqueira, além de ser responsável pela criação e execução de figurino e cenário.
 

 Michelle Mafra: 

Natural de Florianópolis- SC

Desde 2005 participa da Associação Cultural Arrasta Ilha, cuja principal linha de pesquisa é o maracatu. Estuda e pesquisa os ritmos da cultura popular brasileira, além de participar de cursos de teatro. Atuou no Roda Viva  como brincante, atriz, cantora e batuqueira, além de auxiliar na criação e execução de figurino e cenário. 

 Tainá Silva: 

Natural de Florianópolis – SC
Em 2003 começou os estudos de violino no Conservatório Musical de Florianópolis, na mesma época que iniciou os estudos de teatro e dança (jazz, afro e contemporâneo). De 2010 a 2012 participou do grupo de dança e percussão afro Abayomi. Desde 2009 é batuqueira da Associação Cultural Arrasta Ilha (maracatu e afoxé). Estuda ritmos da cultura popular brasileira, teatro, técnicas circenses e é aluna da Escola Livre de Música de Florianópolis (desde 2014). Formada em Geografia (Bacharel e Licenciatura), tem seu campo de pesquisa voltado para a Geografia Cultural, pesquisando principalmente a cultura popular. Atua no grupo Roda Viva como atriz, palhaça, cantora, batuqueira, bonequeira, dançarina, figurinista e produtora.

Artistas que fazem parte da história grupo!

 Déo Lembá
Natural de Itajaí - SC
Formado em música pela UDESC é músico, educador, compositor, percussionista e produtor cultural.  
Atuando há 13 anos como arte-educador, ensinando música e arte brasileira para crianças e jovens, em comunidades de risco social, junto a Ongs, Associações de bairro, escolas particulares e públicas.  
Desenvolveu projetos de capacitação profissional nas áreas de produção artística e fabricação de instrumentos.  
Como músico e produtor cultural criou e produziu o manual de percussão livro/Cd “Meu Berimbau Instrumento Genial”, Salvador 2002.  
Produtor musical, percussionista e arranjador do cd ”Lenga la Lenga –Jogos de mãos e copos, 2006. O cd foi finalista do Premio Tim de Musica na categoria Disco Infantil, 2007.  
Produtor, preparador vocal, diretor artístico e musical, roteirista e músico do espetáculo “Árvore Sagrada”. Inspirado em manifestações da cultura afro-brasileira, o musical questiona o modo de vida da sociedade contemporânea a partir da ecologia social.  
 Luiz Ferreira:  

Natural de Tibau do Sul-RN
Brincante fundador do grupo, Luiz Ferreira, chegou em Florianópolis em 2002 quando aprendeu a tocar violão na Fundação Franklin Cascaes. Em 2005 trabalhou na idealização e produção da mostra de arte e música de Tibau do Sul-RN (MAMUTS). Um ano depois, em 2006, montou a banda “Tribo Potiguar”em Florianópolis. Desde 2005 vem trabalhando como músico nas bandas “Jardim do Groove" e "Coletividade Sonora", além de produção de cinema e TV. Estuda e pesquisa os ritmos da cultura popular brasileira. No Roda Viva atuou como brincante no teatro, canto, violão e percussão.

 

 Letícia Moreira: 

Natural de Belo Horizonte - MG
Desde 2006 pesquisa e participa dos festejos do Congado mineiro. Participou da fundação do grupo de percussão O BLOCO e integrou o grupo de musica popular brasileira Flor de Batuque. De 2005 a 2009 integrou o Conjunto de Sopros da Universidade Federal de Viçosa (MG). Mestre em Antropologia Social, pesquisou política e etnomusicologia no Vale do Jequitinhonha (MG). Na ilha de Florianopolis participou como percussionista no grupo de dança Flores do Nilo e, atualmente, é estudante do Curso de Formação em Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina. Atuou no Roda Viva como brincante no canto e na percussão, e também na produção do grupo.

 

 

Dannyelle Meireles

Natural de São Paulo - SP

Reside em Florianópolis desde 2000.Formada em Ciências Sociais pela UFSC. Amante da cultura popular brasileira, iniciou suas pesquisas com o grupo de Maracatu Arrasta Ilha em 2001. Em 2005 fez viagens a Recife e São Luis do Maranhão aprendendo e documentando as brincadeiras lá existentes, como o Boi do Maranhão, Tambor de Crioula, Cacuriá, Côco, Afoxê e outras preciosidades dessa região. Desde 2007 fomenta o intercâmbio entre mestres da cultura propular e brincantes residentes no sul do Brasil, produzindo oficinas e whokshops. Em 2010, com outros amigos adoradores dessa arte, formou o grupo Terreiro de Sinhá que até hoje vem alegrando as festas com a brincadeira do côco de roda. Atuou no Grupo Cultural Roda Viva no canto e percussão.

 Angela Cristina Jurkevicz

Natural de Curitiba - PR

Arte-educadora, realizou projetos de educação ambiental e música em oficinas no SESC.

Lecionou na educação infantil e series iniciais no Colégio Expressão como professora de música e educação ambiental em projetos interdisciplinares. Atua como professora particular de canto.
Participou do grupo Polyphonia Khorus por 3 anos executando repertórios eruditos e populares.
Desenvolve desde 2003 projetos e parcerias com músicos locais voltados ao fomento do samba, choro e seresta. Idealizadora e coordenadora da Casa da Angela, casa de samba e difusão cultural.
Gravou o cd independente Burugundum (2007), com músicas autorais e 
o cd independente Sambando Devagar (2010) com o grupo Côro de Gato.​
bottom of page