
O Projeto Social do Roda
Roda Viva
e os
brinquedos cantados
Partindo dessa metodologia, o Grupo Cultural Roda Viva constrói seus espetáculos cênico-musicais. Esses são também o resultado de sua pesquisa criativa acerca das expressões culturais e lúdicas brasileiras. Os espetáculos são formados com performances de teatro, dança e circo, que trazem temas voltados à educação infantil. As musicas , executadas ao vivo, trazem o cancioneiro popular brasileiro para as cenas. O grupo busca contribuir para o processo de formação cultural e social das crianças a partir da arte brincada.
Como Projeto Social, o Roda Viva se apresenta em escolas públicas e privadas, se inserindo diretamente no processo de aprendizagem regular, divulgando os brinquedos cantados e as canções da cultura popular brasileira.



Essa metodologia-prática surge nos estudos educacionais a partir da observação do jogo, da dança, da música e da brincadeira do “faz de conta” como elementos necessários à infância, com os quais a criança interage e assim se desenvolve. De acordo com Paiva (1999) o objetivo principal dos Brinquedos Cantados é “contribuir para a educação integral da criança, tanto no aspecto físico, psicológico e social formando o verdadeiro cidadão”(:62).
.
A brincadeira surge da necessidade encontrada pela própria criança de colocar-se em relação. Queiroz (2009) destaca que a atividade lúdica é essencial para a criança porque estimula a inteligência, a imaginação, a criatividade, ajuda o exercício de concentração e atenção, favorecendo a formação da motricidade infantil.Tais estímulos são aspectos base da metodologia-prática chamada Brinquedos Cantados.

Leve o Roda Viva para a sua cidade!

Bibliografia de referência:
Paiva, I. M. R. Brinquedos Cantados. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2000.
Queiroz, M.M. A. Educação infantil e ludicidade. Teresina: Edufpi, 2009.











